terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Quais São Os Dias De Maior E Menor Risco De Gravidez

Assine a Vitónica
A menstruação faz parte do dia-a-dia cotidiano da metade da população mundial durante várias décadas de sua vida, e por isso podemos pensar que sabemos tudo sobre ela.
Mas é surpreendente a quantidade de pessoas que não sabe, seja por desinteresse (principalmente os homens), seja por tabu (até há pouco tempo este era um tema que não se falava), quer por falta de oportunidade de perguntar a alguém de confiança. Nós assumimos essa responsabilidade e aqui você tem tudo o que você precisa saber sobre a menstruação e como isso afeta a fertilidade.
Como funciona o ciclo menstrual?
O ciclo menstrual é a série de mudanças que experimenta o corpo da mulher para permitir a procriação. A Cada mês (28 dias de média, embora isso possa variar de alguns dias de cima para baixo, de acordo com cada mulher), o corpo se prepara para gestar um bebê. Prepara-Se recobrindo o interior do útero de uma camada de capilares sanguíneos e mucosa e amadurecendo e liberando um óvulo.
A Cada mês (28 dias de média, embora isso possa variar de alguns dias de cima para baixo, de acordo com cada mulher), o corpo se prepara para gestar um bebê
No caso de ocorrer a fecundação esse óvulo por um espermatozóide, este ficará aderido a essa parede da mucosa, e dará início a gravidez. Se a fecundação não ocorre, o corpo se livra do óvulo e de toda essa camada gerada, chamada endométrio. Isso é o que comumente chamamos de "regra", o sangramento vaginal que as mulheres têm cada mês.
Todo o processo é regulado por sinais hormonais, que são as que mostram o corpo quando começar a amadurecer o seguinte óvulo, quando liberá-lo, caso tenha sido fecundado não e quando liberar o endométrio e colocar o processo em marcha de novo.
Estas hormonas podem ter outros efeitos sobre o corpo durante o ciclo, como o inchaço e sensibilidade nos seios, inchaço no abdômen, dores nos rins, cansaço e náuseas, irritabilidade... Todos esses sintomas, que podem aparecer por completo, apenas alguns com menos intensidade, costumam dar-se, antes que desça a regra e recebem o nome de síndrome pré-menstrual.
Quais são os dias mais e menos férteis?
Considera-Se que o ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação e dura até o dia anterior ao início do seguinte. O ciclo é dividido em duas fases distintas, e os dias mais férteis do mês coincidir com os últimos da primeira fase e os primeiros da tabela.
A primeira fase é chamada fase folicular, e dura desde o primeiro dia até o dia 14, aproximadamente, momento em que ocorre a ovulação. Neste período aumentam os estrogénios e um dos dois ovários começa a amadurecer um novo óvulo.
Os seis sete dias centrais do ciclo são os mais férteis, ou seja, o dia da ovulação mais os três dias anteriores e nos três dias seguintes.
Do dia 15 ao 28 dá-se a fase lútea. Os dois primeiros três dias, nesta fase ainda são os dias mais férteis do ciclo. Neste período aumenta a progesterona, que é a que causa irritabilidade própria destes dias até a próxima regra.
Normalmente, a partir do dia 16 do ciclo até aproximadamente 11 do dia seguinte, as chances de engravidar diminuem. No entanto, os espermatozóides podem sobreviver vários dias no interior do útero e das trompas de falópio, de forma que se você quiser evitar uma gravidez, não te jogues com o calendário e use sempre um método contraceptivo adequado
Como você pode reconhecer seus dias férteis?
Durante a evolução e os dias em que a rodeiam, o corpo sofre algumas alterações que ainda não são muito evidentes, se você está atenta podem ajudá-lo a identificar os dias em que você será mais fértil. Essas mudanças são as seguintes.
O corrimento vaginal
Uma dessas mudanças se dá no fluxo vaginal, que muda de textura para facilitar os espermatozóides chegar até o lugar onde está o óvulo maduro esperando para ser fecundado.
Os dias da ovulação, o fluxo vaginal torna-se mais viscoso e elástico, com um aspecto semelhante ao da clara de ovo. Você pode pegar um pouco com o dedo com um pouco de papel higiênico para observá-lo. Passados os dias da ovulação, a consistência muda e se torna mais pastoso e seco.
A temperatura basal
A secreção de progesterona que ocorre durante a ovulação, altera ligeiramente a temperatura basal do corpo, isto é, a temperatura mais baixa a que se encontra o corpo, que se dá enquanto dormem.
Para saber qual é a sua temperatura basal e assim detectar quando você está ovulando, você deve tomar a temperatura pela manhã, antes de levantar-se, tentando mover o menos possível. Convém que o faça todos os dias durante um par de meses e que vá apuntándola. Os dias da ovulação, se as suas medidas são corretas, você vai notar uma variação entre 0,2 e 0,5 graus.
Que altera o ciclo menstrual
Vários fatores podem afetar o ciclo menstrual, retrasándolo mesmo interrompendo.
O estresse
Um desses erros pode ser um atraso da menstruação, o que, por sua vez, pode aumentar o estresse se teme a possibilidade de uma gravidez não desejada
O stress tem o poder de entrar no corpo de cabeça para baixo e os ciclos menstruais não são uma exceção. Muitas mulheres experimentam em sua vida desencontros menstruais correspondendo com períodos de muito stress. Um desses erros pode ser um atraso da menstruação, o que, por sua vez, pode aumentar o estresse se teme a possibilidade de uma gravidez não desejada.
O sobrepeso e a obesidade
Um excesso de peso provoca níveis de estrogênio mais altos do que o habitual, o que pode ter um impacto sobre os ciclos menstruais, já que faz com que a camada endometrial seja mais grossa e, por vezes, interrompa a liberação do ovário para o útero. Por isto, as mulheres com excesso de peso podem ter períodos mais longos e pesados. Em alguns casos podem chegar a ser interrompido.
A falta de peso
O outro lado da moeda também pode gerar desencontros Das mulheres com um peso muito baixo podem não gerar suficientes estrogênio, o que dificultaria a formação do endométrio e, com isso, a desregulamentação até mesmo a interrupção da menstruação.
A falta de sono o sono irregular
A insônia prolongada, dormir mal durante muito tempo, ter horários de sono irregulares, por exemplo, por causa de um trabalho com horários variáveis também pode causar alterações do ciclo menstrual.
Alguns medicamentos
Os contraceptivos hormonais são baseados precisamente em sua influência sobre o ciclo menstrual. Além de evitar a gravidez, muitas mulheres tomam para controlar os ciclos, o fluxo dores que causa a regra.
Mas não é o único medicamento que pode influenciar. Os tratamentos para o lúpus os de doenças metabólicas, entre outros, também podem ter um efeito sobre o ciclo menstrual.
Aplicativos para seguir o seu ciclo menstrual
Se sua menstruação vem e vai quando quer, se você está tentando ficar grávida e gostaria de saber quais os dias são mais propícios, se você quiser manter um registro de sua síndrome pré-menstrual e sintomas, existem alguns aplicativos para seu celular que poderão lhe ser muito úteis.
Se você precisa com as informações que você digita em um par de meses, são capazes de avisá-lo com bastante precisão do dia que vai começar a sua próxima regra
Estas aplicações, embora com variações, consistem em um registro diário de tudo o que se relaciona com seus alterações hormonais, desde o cansaço, o humor dos dias anteriores, até as dores e o sangramento menstrual, assim como seus hábitos de sono, de exercício físico, alimentação, sexuais, etc.
Se você precisa com as informações que você digita em um par de meses, são capazes de avisá-lo com bastante precisão do dia que vai começar a sua próxima regra, o que é muito útil para que não pego toda a segurança.
Se bem que há várias que você pode usar ( Flo , Meu Calendário WomanLog ), pessoalmente recomendo Pista : é fácil de usar, permite que você personalizar quais dados você deseja incluir e quais não, tem explicações claras e científicas sobre diferentes momentos e efeitos do ciclo menstrual e, além disso, dispensa as cores rosas, as flores e a cursilería de outras aplicações.
O ciclo menstrual na mulher: quais são os dias de maior e menor risco de gravidez
Assinar

Nenhum comentário:

Postar um comentário